Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nova greve nos aeroportos

Relacionados

Nova paralisação desta vez dos trabalhadores da Groundforce

Depois da greve dos pilotos, que provocou o cancelamento de 65 voos da TAP e prejuízos de cerca de 1 milhão de euros, está agendada para sexta-feira uma paralisação dos trabalhadores da empresa de assistência aos aviões Groundforce.

Segundo explicou à agência Lusa José Simão, do Sindicato dos Trabalhadores de Aviação e Aeroporto (SITAVA), os trabalhadores da Groundforce, vinculados a quatro sindicatos, iniciam sexta-feira, entre as 15:00 e as 17:30, uma greve contra horas extraordinárias e troca de turnos.

PUB

«A greve terá início amanhã [sexta-feira] com uma paralisação total entre as 15:00 e as 17:30 para permitir que os trabalhadores participem num plenário, em que serão esclarecidos sobre o que está em causa nesta greve», afirmou José Simão, avançando que a esta primeira paralisação se seguirão períodos parciais até 31 de Dezembro.

«Além deste plenário, em que, de certeza, serão aprovadas formas de luta mais agravadas, às 00:00 de sábado entrará em vigor um pré-aviso de greve a todo o trabalho suplementar e à troca de turnos, que é uma prática recorrente», acrescentou o dirigente sindical.

Os sindicatos que convocaram a greve acusam também a empresa de assistência em terra aos aviões Groundforce de estar a «impor uma revisão salarial», acordada em Setembro apenas com o Sindicato dos Técnicos de Handling dos Aeroportos (STHA), que estipula aumentos salariais de três por cento.

No entanto, e de acordo com José Simão, «o acordo que a Groundforce assinou com essa estrutura sindical, deixa de fora 805 dos 2.900 funcionários da empresa de handling, nomeadamente os trabalhadores do grau iniciado e do grau 1», o que consititui uma «discriminação salarial».

«Nós defendemos que o aumento deve ser para todos porque todos trabalharam», afirmou o dirigente do SITAVA, afiançando que os sindicatos que convocaram esta greve «não aceitarão esta imposição em circunstância alguma, porque é uma violação da lei sindical».

PUB

Relacionados

Últimas