Já fez LIKE no TVI Notícias?

Suspeitas de negligência médica sobem 600%

Relacionados

Ministério Público está a investigar 80 casos

O Ministério Público está a investigar 80 casos por negligência médica, avança o «Diário de Notícias», que cita fontes da Procuradoria-Geral da República. O caso dos doentes do Hospital de Santa Maria é um dos exemplos. O pior é que o número de casos não pára de aumentar.

Cegueira: erro humano ganha terreno

PUB

Em 2001 deram entrada 32 pedidos de parecer no Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), já em 2008 foram solicitados 202. Ou seja, em oito anos, o número de pedidos de parecer por suspeitas de negligência médica aumentou 631%.

As especialidades com maior número de casos são a medicina interna, a obstetrícia e a cirurgia geral, disse Cristina Cordeiro do INML ao «Diário de Notícias».

À Ordem dos Médicos chegam também muitos casos suspeitos oriundos da área de obstetrícia. Só para ter uma ideia, 30 a 40% dos 1100 casos em análise são por negligência, escreve o «Diário de Notícias».

Grande parte dos casos em investigação acaba em morte. É o caso do doente do Egas Moniz que morreu asfixiado após uma cirurgia ao pescoço. A médica anestesista e a enfermeira foram multadas.

Egas Moniz: pena suspensa para médica e enfermeira

Ao todo, os hospitais públicos tiveram de pagar 29 milhões de euros entre 2005 e 2007 de indemnização por assistência médica alegadamente negligente, revela um estudo da Inspecção-Geral da Saúde, citado pelo «Diário de Notícias».

PUB

Relacionados

Últimas