Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bactéria resistente provoca 8 mortos

Ministra da Saúde não admite uma ligação entre a infecção e as mortes

Uma bactéria que ataca a flora intestinal foi detectada no Hospital de Faro no início do ano. Desde essa altura a bactéria já infectou 31 pessoas, das quais oito morreram, segundo noticia a TVI. Contudo, as autoridades recusam fazer qualquer relação. Passados quatro meses a bactéria ainda não está controlada.

A ministra da Saúde, Ana Jorge, não admite uma ligação entre a infecção e as mortes e garante que «essa bactéria que foi identificada aqui faz parte das bactérias que os hospitais na sua rotina e em todos costumam identificar, porque não é rara, existe».

PUB

A bactéria é altamente resistente a condições adversas e a antibióticos e pode provocar a morte. De acordo com a Administração Regional da Saúde do Algarve, Rui Lourenço, «estes microrganismos são detectados com um sistema de vigilância e o objectivo é saber o que se tem de fazer de uma forma permanente para que esta situação seja evitada», explica.

Em comunicado, o Hospital de Faro revela que a «Comissão de Controle de Infecção está a tentar combater a bactéria e que há casos em que a infecção é adquirida no exterior».

PUB

Últimas