Já fez LIKE no TVI Notícias?

Pediatria: só metade dos serviços respeita limite da idade

A ARS de Lisboa é a que apresenta «valores mais diversificados»

Apenas metade dos serviços de pediatria respeita a idade limite de atendimento, até aos 18 anos, revela um estudo da Comissão Nacional da Saúde Materna da Criança e do Adolescente, noticia a agência Lusa.

Estas conclusões resultam de um questionário que, entre Novembro de 2010 e Janeiro de 2011, foi distribuído aos serviços de pediatria portugueses pela Comissão Nacional de Saúde Materna, da Criança e do Adolescente (CNSMCA), em colaboração com o Alto Comissariado da Saúde (ACS).

PUB

Em 24 (52 por cento) dos 43 hospitais de sete regiões de Portugal continental e ilhas que responderam ao inquérito, a idade limite de atendimento é até aos 18 anos.

Os autores do estudo identificaram significativas diferenças regionais, com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte a ser a que melhor cumpre o alargamento da idade de atendimento pediátrico.

Por seu lado, a ARS de Lisboa é a que apresenta «valores mais diversificados»: nove serviços declararam que a idade de atendimento em pediatria vai até aos 18 anos, quatro até aos 16, quatro até aos 15 anos, um até aos 17 e um até aos 19 anos.

O estudo apurou ainda que apenas um em cada três serviços que responderam ao inquérito (29,1%) interna as crianças exclusivamente no serviço de pediatria.

Com a exceção de um, todos os serviços de pediatria afirmaram incentivar o acompanhamento das crianças hospitalizadas, sendo que, na maior parte dos casos, os dois pais em simultâneo podem acompanhar as crianças durante o dia.

No caso dos adolescentes, a maioria dos serviços (81 por cento) declararam que estes podem escolher o seu acompanhante, sendo que dois em cada cinco (39,5 %) declararam que é permitido aos adolescentes, serem acompanhados pelo(a) namorado(a) durante a noite.

PUB

Últimas