Já fez LIKE no TVI Notícias?

INEM perdeu mais de 100 técnicos nos últimos dez anos

Estimativa do Sindicato dos Técnicos de Ambulância revela que faltam 300 técnicos no serviço

Muitos técnicos estão a emigrar em direção a plataformas petrolíferas em Angola, onde trabalham em equipas de socorro, e para o Reino Unido, onde ingressam como paramédicos.

INEM perdeu mais de 100 técnicos nos últimos dez anos, um terço deles para a emigração. Desde 2004, dez a 15 técnicos por ano terão abandonado a instituição, noticia o Público, que cita uma estimativa do Sindicato dos Técnicos de Ambulância.

O INEM não conseguiu elaborar um cálculo oficial, mas admitiu o fenómeno da emigração.

O Sindicato avisa que faltam 300 técnicos e que os que estão ao serviço queixam-se de cansaço extremo e salários baixos.

"É tempo de tomar medidas. Só assistir à vaga de emigração é negligência. O INEM gasta milhares com a formação dos técnicos que depois saem”, afirmou Pedro Moreira, da direcção do STAE.

Já o presidente do INEM, o major médico Paulo Campos, afirmou que a emigração é um "fenómeno  transversal a todas as actividades em Portugal” e que não acontece "por causa "da crise que vivemos, que baixou transversalmente os salários". No entanto, reconhece que é necessário “incrementar medidas de obtenção de recursos humanos”.

PUB

Últimas