Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministério da Saúde interrompe tratamentos de fertilidade na MAC

As visadas são mulheres que estão a fazer tratamento pela segunda vez este ano. Documento foi emitido pela tutela

As mulheres que estão a fazer tratamentos de infertilidade pela segunda vez este ano na Maternidade Alfredo da Costa (MAC) estão a ver o processo «brutalmente» interrompido por determinação da tutela. A notícia é avançada pela Lusa, que acrescenta ainda que os tratamentos estão a ser interrompidos mesmo àquelas mulheres que já receberam várias injecções hormonais.

Dezenas de casais que não tiveram sucesso num primeiro tratamento para ter um filho estão agora impedidos de concretizar um segundo tratamento. A revolta tomou conta destes casais, que têm de esperar para 2011 para fazerem uma segunda tentativa.

PUB

Em pior situação estão as mulheres que completam 40 anos em 2010. Por causa da idade, já não poderão ser admitidas em 2011. Para estas, a hipótese de um tratamento no sector público acabou.

Para 2011, o SNS assumirá o pagamento até três ciclos de técnicas de Procriação Medicamente Assistida (PMA) de segunda linha.

A norma em causa é da Administração Central de Sistemas de Saúde (ACSS), de 12 de Agosto, e determina que, para 2010, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) financia «um ciclo de tratamento de segunda linha, fertilização in vitro ou injeção intra-citoplasmática de espermatozóide para cada caso/casal».

PUB

Últimas