Já fez LIKE no TVI Notícias?

Chamas «dominadas» em Castro Daire

Relacionados

Apesar de dominado, o incêndio de Moledo está ainda a ser combatido por 209 operacionais

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registava esta quarta-feira como dominado, pelas 07:00, o incêndio que lavrava em Moledo, concelho de Castro Daire, distrito de Viseu, desde domingo, escreve a Lusa.

De acordo com informação disponível no portal da ANPC, estavam activos, a essa hora, cinco incêndios, e registaram-se 38 desde as 00:00.

PUB

Apesar de dominado, o incêndio de Moledo está ainda a ser combatido, envolvendo 209 operacionais, 56 veículos e um meio aéreo.

Mantém-se sob vigilância, com 20 operacionais e seis veículos, o incêndio dominado desde as 18:55 de terça-feira em Cabril, um fogo que deflagrou na sexta-feira em área protegida do Parque Natural da Peneda-Gerês.

Seis distritos em alerta máximo

Vários concelhos de seis distritos de Portugal Continental estão sob aviso de risco máximo de incêndio, com o Instituto de Meteorologia (IM) a lançar o alerta para as regiões do norte interior e centro.

O aviso de risco máximo de incêndio está activo para os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Leiria e Santarém.

As previsões do IM para as regiões do norte e centro são de períodos de céu muito nublado, com ocorrência de chuva fraca ou chuviscos no Minho e no litoral, a norte do Cabo Raso. Para o dia de hoje verifica-se ainda a possibilidade de ocorrência aguaceiros e trovoadas nas regiões do interior, durante a tarde.

PUB

O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) de noroeste e prevê-se uma pequena descida da temperatura máxima, mais significativa no litoral.

Na região sul, o céu estará pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado nas regiões do interior, onde há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas, em especial durante a tarde.

O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) de noroeste, soprando temporariamente forte (35 a 40 km/h) no litoral, a sul de Sines. O IM prevê também uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior.

Relativamente às temperaturas máximas previstas, o Porto irá registar 21 graus Celsius, Ponta Delgada 26º, Lisboa 27º, enquanto que Funchal e Faro chegarão aos 28º.

Raios UV muito altos

O Instituto de Meteorologia (IM) adverte ainda para índices muito altos de raios Ultra Violeta (UV) em cinco regiões de Portugal, aconselhando entre outras medidas a evitar a exposição das crianças ao sol.

Os cinco locais com índices de raios UV «Muito Altos» são Évora, Faro, Funchal, Lisboa e Sines. Penhas Douradas e Santa Cruz apresentam um nível «Alto» enquanto Bragança e Viana do Castelo registam um nível «Moderado».

PUB

Relacionados

Últimas