Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fogo em Odemira destruiu duas casas habitadas e dois veículos

Fernando Guerreiro, presidente da Junta de Freguesia de Sabóia, precisou que estes são prejuízos já apurados “num primeiro levantamento mais urgente”

Duas casas habitadas e dois veículos foram destruídos pelo incêndio na zona de Sabóia, concelho de Odemira (Beja), disse hoje o presidente da junta de freguesia, indicando que vai ser feito um levantamento profundo dos prejuízos.

Em declarações à agência Lusa, Fernando Guerreiro, presidente da Junta de Freguesia de Sabóia, precisou que estes são prejuízos já apurados “num primeiro levantamento mais urgente”, onde “houve maiores estragos” causados pelo incêndio.

PUB

A Junta de Freguesia de Sabóia e a Câmara e a Proteção Civil Municipal de Odemira vão fazer durante a próxima semana “um levantamento profundo” dos prejuízos, adiantou.

Segundo o autarca, as duas casas destruídas pelas chamas eram habitadas por cidadãos estrangeiros, sendo uma de alvenaria e outra de madeira.

A casa de alvenaria pertence a um cidadão alemão residente na Alemanha e era habitada por vários jovens alemães, que estão a viver em casa de amigos desde que foram preventivamente retirados da habitação, devido ao incêndio, explicou.

Já na casa de madeira vivia uma cidadã alemã, a proprietária, que também foi retirada preventivamente da habitação, disse o autarca, referindo que desconhece o paradeiro da mulher.

Fernando Guerreiro revelou que as chamas também destruíram outras várias casas não habitadas e que estavam em ruínas e abandonadas.

 Segundo o autarca, os veículos destruídos foram duas carrinhas, sendo que uma delas pertencia ao avô do único ferido grave do incêndio, o jovem de 20 anos que, segundo a proteção civil, sofreu queimaduras de 1.º e 2.º graus em 40% do corpo.

PUB

O jovem, que está internado no hospital de Faro, num estado de saúde considerado “estável”, sofreu as queimaduras “num braço, nas costas e numa perna”, quando tentava salvar a carrinha do avô das chamas, num monte na freguesia, contou o autarca.

A outra carrinha destruída pelas chamas pertencia a um homem residente na aldeia de Moitinhas.

Segundo a proteção civil, além do ferido grave, o incêndio provocou ainda três feridos ligeiros e “uma pessoa assistida”, tendo consumido uma área de mato, eucaliptos, montado de sobro e pinheiros estimada de 1.100 hectares, num perímetro de 20 quilómetros.

As chamas deflagraram pouco depois das 13:00 de quarta-feira, perto do lugar de João Martins, em Sabóia, e foram dominadas às 18:40 de quinta-feira.

Às 19:00 de hoje, os trabalhos de rescaldo mobilizavam 301 operacionais, apoiados por 104 veículos.

PUB

Últimas