Já fez LIKE no TVI Notícias?

S. Pedro do Sul: só ao quinto dia foi possível parar o inferno

Relacionados

Maior incêndio do ano mobilizou centenas de bombeiros de todo o país. Muita terra queimada, uma morte e imagens que fazem pensar

Só ao quinto dia foi possível parar a fúria das chamas que tomaram a floresta de São Pedro do Sul, naquele que já é considerado o maior incêndio do ano. Centenas de bombeiros de todo o país, mais de uma centena de viaturas, vários meios aéreos. Tudo foi tentado para impedir que as chamas avançassem de forma ainda mais perigosa.

O incêndio foi dado como dominado às 10:00 da manhã, mas a Protecção Civil continua bem atenta, tentando evitar o pior: os reacendimentos. Conseguiu evitar-se que as chamas chegassem às povoações, como revela o repórter Pedro Veiga a partir do helicóptero da TVI, mas não a morte de um bombeiro dos Voluntários de Alcobaça, que viu o seu veículo capotar quando combatia as chamas.

PUB

As fotos são impressionantes, assim como os relatos. Desde sexta-feira que todas as atenções estavam concentradas naquele local e muita terra foi queimada. O ministro Rui Pereira tem acompanhado a situação de perto e diz que tudo está a ser feito, mas é sempre muito difícil contrariar os actos criminosos dos incendiários.

No Gerês, porém, a luta continua, com os 55 operacionais, 13 veículos, dois helicópteros e um bombardeiro a fazerem tudo para que zona protegida do Parque Natural não seja atingida. O Governador Civil de Braga está no local e diz que tudo está a ser feito para conter as chamas.

De resto, às 13:36 encontravam-se activos 25 incêndios, segundo dados da Protecção Civil. Para além dos já referidos, o mais preocupante é o incêndio em Santa Amaro de Tavares, Mangualde, que movimenta 57 bombeiros, 14 veículos e três meios aéreos.

CONFIRA O MAPA DOS INCÊNDIOS

View Incêndios in a larger map

PUB

Relacionados

Últimas