Já fez LIKE no TVI Notícias?

Três fogos por circunscrever

Dois são em Aveiro, e o outro é em Tomar

Quatro incêndios, três dos quais por circunscrever, era o balanço dos fogos florestais apresentado esta sexta-feira cerca das 18:30 na página na Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil, escreve Lusa.

O fogo de maiores dimensões começou às 13:15 no lugar de Merlães, concelho de Vale de Cambra, distrito de Aveiro, e mobilizava 97 bombeiros e 28 viaturas no combate às chamas que consumiam pinhal e eucaliptal em três frentes activas.

PUB

Duas equipas de elementos da GNR especialistas no combate a fogos (GIPS) e um grupo de reforço de Incêndios Florestais foram destacados para o local.

Outro incêndio por controlar registava-se em Suimo, concelho de Tomar, distrito de Santarém, desde as 16:42, para onde foram mobilizados 43 bombeiros apoiados por 11 veículos para combater as chamas numa área de mato.

O terceiro fogo por dominar começou em Canelas, concelho de Arouca, distrito de Aveiro, num eucaliptal, permanecendo com uma frente activa. Mais de 40 bombeiros e 11 veículos estavam destacados no local.

Já dominado a essa hora estava o incêndio que começou às 15:00 em Vitoreira, concelho de Castro Daire, distrito de Viseu, mas que mantinha para o rescaldo 39 bombeiros com 12 viaturas.

Durante a tarde ocorreram outros incêndios, entretanto extintos: no concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, e em Castro Daire, Viseu.

Este mês tem vindo a bater recordes de incêndios, situação anormal nesta altura do ano, totalizando nos primeiros oito dias 2.161 fogos, 32 vezes mais do quem todo o Novembro de 2006.

Temperaturas altas para época, baixa humidade, falta de chuva e ventos fortes são factores que têm potenciado os incêndios, tendo já levado a ANPC a reforçar os meios de combate disponíveis para esta altura do ano e a solicitar aos agricultores para suspenderem as queimadas.

PUB

Últimas