Já fez LIKE no TVI Notícias?

Algarve: bombeiros travam uma das frentes de fogo

Proteção Civil acredita que fogo fique controlado ainda hoje

Os bombeiros já conseguiram travar uma das duas frentes do incêndio que lavra no Algarve, estando desde as 15:05 apenas uma frente ativa, segundo a página de internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Na mesma página, pode ler-se que as operações de combate estão a decorrer «favoravelmente».

PUB

Esta manhã, o segundo comandante nacional da Proteção Civil disse acreditar que o incêndio que lavra na serra do Caldeirão desde quarta-feira possa ficar controlado hoje.

«O meu pensamento e a minha crença, e de todos os que estamos aqui, que já ultrapassámos um milhar de operacionais, é que isso [controlar o incêndio hoje] aconteça», disse aos jornalistas José Codeço.

Segundo aquele responsável, os bombeiros conseguiram travar a progressão do incêndio para oeste, onde se situa o concelho de Loulé, através de um trabalho conjunto entre todas as forças e a sua realocação.

José Codeço sublinha que foi possível travar a propagação do fogo nessa direção devido aos reforços que chegaram durante a noite e madrugada de hoje, nomeadamente duas máquinas de rasto de Santarém.

O incêndio tem um perímetro de cerca de 70 quilómetros e está dividido em cinco setores, sendo aquele que apresentava maior preocupação o que estava a progredir para oeste.

Os outros setores continuam ativos mas têm sido debelados através de combate direto, acrescentou.

Ao início da tarde, estavam 13 meios aéreos envolvidos no combate, nove dos quais concentrados a norte de São Brás.

A combater as chamas encontram-se mais de 1.000 operacionais, apoiados por mais de 200 veículos.

PUB

Últimas