Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bombeiros galegos e minhotos podem cruzar fronteira para apagar fogos

Relacionados

Activado protocolo de cooperação entre Ourense e Braga

O Governo Civil de Braga e o seu congénere da província de Ourense, na Galiza, Espanha, activaram terça-feira o protocolo de cooperação que permite a entrada de bombeiros no território do país vizinho para combater ou prevenir incêndios, noticia a Lusa.

O governador civil de Braga, Fernando Moniz, adiantou que os bombeiros e outras forças operacionais galegas têm desenvolvido acções preventivas junto à fronteira, podendo agora fazê-lo no próprio território do Parque Nacional português, se tal for necessário.

PUB

Fernando Moniz referiu à Lusa que o acordo regula, também, a cooperação entre os dois países, que permitiu, por exemplo, que dois aviões Canadair galegos tivessem sido disponibilizados esta sexta-feira para ajudar ao combate dos incêndios que lavram nos Arcos de Valdevez e na Ponte da Barca.

A dimensão dos incêndios e a sua aproximação da fronteira galega ¿ as chamas estão apenas a quatro quilómetros do território dos concelhos galegos de Lobios e de Entrimo - estão a preocupar as autoridades galegas, que temem que o fogo salte para o outro lado da fronteira e atinjam os bosques do Parque Natural do Xurês, que confina com o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Sinal dessa preocupação é a presença na zona portuguesa dos principais órgãos de comunicação da Galiza e de Espanha.

Os dois parques integram, de resto, uma estrutura ambiental conjunta, o Parque Internacional luso galaico Gerês/Xurês.

O jornal espanhol «La voz de Galicia» noticia esta sexta-feira que os serviços anti-incêndio da Galiza entraram, quinta feira em território português, na serra do Gerês, para trabalhos de prevenção.

A actuação galega - que tinha como objectivo a construção de uma zona «corta fogo» - envolveu uma brigada de sapadores, dois helicópteros e uma máquina de terraplanagem.

PUB

Relacionados

Últimas