Já fez LIKE no TVI Notícias?

Duas frentes de fogo em Espanha ameaçam coração do Gerês

Incêndio na Pampilhosa da Serra mantém 400 operacionais no terreno

Duas frentes de fogo em Espanha estão a ameaçar o coração do Parque Nacional Peneda-Gerês nesta quarta-feira, com mais de 80 operacionais deslocados para o local.

O incêndio que começou do lado de lá da fronteira chegou à localidade de Portela do Homem, concelho de Terras de Bouro, na tarde de terça-feira.

PUB

No local estão, segundo informações da Proteção Civil às 07:30, 83 bombeiros assistidos por 24 veículos terrestres. 

Este é o único fogo registado como ocorrência importante.

Já o incêndio que deflagrou na noite de sexta-feira na Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, e que foi dominado na manhã de terça-feira, continua a mobilizar perto de 400 operacionais.

Apesar de ter entrado em fase de resolução (sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido), mantêm-se no terreno 402 operacionais apoiados por 120 meios terrestres.

O incêndio florestal na Pampilhosa da Serra, que alastrou a Arganil, consumiu mais de 6.500 hectares entre sexta-feira e terça-feira nos dois concelhos, de acordo com o Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS) que, através de imagens de satélite, contabiliza quase em tempo real a área ardida.

Já o fogo que lavrava em Castro Daire, no distrito de Viseu, foi dominado pelas 02:10, segundo fonte da Proteção Civil, estando a decorrer trabalhos de rescaldo.

PUB

Quase uma centena de concelhos em risco máximo

Quase uma centena de concelhos de 14 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, em causa estão concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Braga, Vila Real e Bragança.

O IPMA colocou ainda em risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ de incêndio vários concelhos de quase todos os distritos do continente (18).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o ‘reduzido’ e o ‘máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral a norte do Cabo Raso até meio da manhã.

Está também previsto vento fraco, soprando temporariamente moderado de leste no Algarve até meio da tarde e de noroeste no litoral oeste e nas terras altas durante a tarde e pequena descida da temperatura máxima no litoral da região Norte.

No que diz respeito às temperaturas, as mínimas vão oscilar entre 7 graus Celsius (em Braga) e os 19 (em Portalegre) e as máximas entre 22 graus (Porto e Viana do Castelo) e 33 graus (em Santarém e Beja).

PUB

Últimas