Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fogos: dispositivo especial em todo o país

MAI anuncia mais meios e mais operacionais de combate aos incêndios

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, vai anunciar hoje que no próximo ano todos os 18 distritos do Continente ficarão com cobertura de equipas especiais helitransportadas de combate a incêndios dos Bombeiros ou da GNR.

O anúncio será feito numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, José Sócrates, em Lisboa, onde vai ser prestada homenagem aos quase 9.000 efectivos que integraram o dispositivo de combate a incêndios este ano.

PUB

Fonte do Ministério da Administração Interna (MAI) disse à agência Lusa que Rui Pereira vai anunciar que o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR vai alargar a sua actuação a Bragança e Lisboa, somando assim estes distritos aos de Faro, Leiria, Coimbra, Aveiro, Viseu, Porto, Braga, Vila Real e Viana do Castelo.

No caso da Força Especial de Bombeiros, conhecida por «canarinhos», a sua intervenção, que este ano já se efectuou na Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre, vai ser estendida a Setúbal, Beja e Évora, deverá também anunciar o governante.

Este ano, o combate às chamas através de equipas helitransportadas nos distritos de Bragança, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja foi assegurado por elementos dos corpos regulares de Bombeiros.

Rui Pereira adiantará, ainda, que em Junho de 2008 já deverão estar formadas 50 das 60 equipas de intervenção permanente nos corpos de Bombeiros previstas para a primeira fase, a que se seguirá a formação de mais 70.

PUB

No mesmo mês devem estar operacionais 60 novos grupos especiais de combate a incêndios florestais.

A par destes reforços, Rui Pereira vai anunciar a compra de 95 novas viaturas operacionais para os bombeiros e 11 veículos de gestão estratégica operacional, que vão permitir estender a todo o território continental a cobertura por estes equipamentos de coordenação, adiantou a mesma fonte do MAI à Lusa.

Como já tinha anunciado anteriormente, o ministro que tutela a Protecção Civil vai reafirmar que vai ser acrescentado mais uma aeronave às 53 que este ano ajudaram a combater os fogos florestais.

Outra inovação será a profissionalização de todos os efectivos das equipas de primeira intervenção transportadas em helicópteros, que terão todas diversas valências.

A homenagem a prestar hoje, no Parque das Nações, visa os corpos de bombeiros voluntários, bombeiros sapadores, Força Especial de Bombeiros, Forças Armadas, GNR, Polícia Judiciária, Direcção-Geral de Recursos Florestais e Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade.

PUB

Últimas