Já fez LIKE no TVI Notícias?

Timor: manifestação acaba em confrontos

Relacionados

Incidente na parte indonésia da ilha com ex-refugiados timorenses

Uma manifestação de ex-refugiados timorenses terminou em confrontos com a polícia em Atambua, na parte indonésia da ilha de Timor, afirmou à Agência Lusa um oficial das forças de segurança. Os confrontos provocaram um ferido entre a polícia de intervenção e nove feridos entre os manifestantes, afirmou Apolinário da Silva, tenente das forças de segurança indonésias.

Quatro organizadores da manifestação foram detidos pela polícia e estavam segunda-feira à noite (final da manhã em Lisboa) a ser ouvidos pelas autoridades, acrescentou o tenente Apolinário da Silva. Na origem dos confrontos está um protesto de ex-refugiados de Timor-Leste que, após a consulta popular sobre o estatuto do território em 1999, optaram por ficar na parte ocidental e tornar-se cidadãos indonésios.

PUB

Nos confrontos, a polícia usou gás lacrimogéneo e canhões de água e «o ataque entre as duas partes durou mais de uma hora», frisou o responsável policial.

Os ex-refugiados, organizados no Fórum Humanitário dos Cidadãos Indonésios, reclamam há uma semana o pagamento de apoios estatais à sua reintegração social, tendo ocupado o Conselho Legislativo do distrito de Belu, com capital em Atambua.

Na parte ocidental vivem cerca de 50 mil antigos refugiados de Timor-Leste, reunidos em cerca de 16.400 famílias, segundo o tenente Apolinário da Silva.

PUB

Relacionados

Últimas