Já fez LIKE no TVI Notícias?

Doze regiões em risco muito elevado de exposição aos raios UV

Relacionados

Duas ilhas da Madeira estão, também, sob aviso amarelo devido ao calor

Doze regiões de Portugal apresentam esta sexta-feira risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, as regiões em causa são Beja, Bragança, Castelo Branco, Faro, Funchal, Portalegre, Porto Santo, Sines, Santa Cruz das Flores, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

PUB

O IPMA colocou também as regiões de Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Sagres, Santarém, Setúbal e Viseu em risco muito alto.

Para as regiões com níveis muito elevados, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar e aconselha a população a evitar a exposição das crianças ao Sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

A costa norte da Madeira e o Porto Santo estão, ainda, sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido ao tempo quente, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A Madeira e o Porto Santo estão sob aviso amarelo até às 21:00 de hoje devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

PUB

O IPMA prevê para hoje, nas regiões do norte e centro do continente, céu em geral muito nublado, apresentando-se pouco nublado nas regiões do interior, e períodos de chuva fraca na região norte e litoral a norte do cabo Mondego, em especial no Minho e Douro Litoral.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado de noroeste nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura máxima.

No sul, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral oeste até ao início da manhã, vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado nas terras altas e no litoral e neblina ou nevoeiro matinal.

Na Madeira, prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul, aguaceiros fracos nas vertentes norte para o final do dia e vento fraco a moderado de norte, rodando gradualmente para noroeste.

O IPMA prevê para os Açores períodos de céu muito nublado abertas, tornando-se encoberto, chuva fraca ou chuvisco para o fim do dia, possibilidade de neblinas a partir da noite e vento noroeste, rodando para oeste e tornando-se moderado.

PUB

No que diz respeito às temperaturas, em Beja prevê-se uma máxima de 33 graus Celsius, em Évora, Castelo Branco e Faro 32º, Portalegre 30º, Bragança 28º, Porto, Braga e Viana do Castelo 22º, Lisboa, Coimbra e Funchal 27º, Ponta Delgada 25º, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores, Vila Real e Leiria 26º.

Três concelhos em risco máximo de incêndio

Os concelhos de Vila de Rei, em Castelo Branco, e Mação e Sardoal, em Santarém, continuam, pelo segundo dia consecutivo, em risco máximo de incêndio, ainda segundo o IPMA.

O Instituto colocou ainda vários concelhos dos distritos de Faro, Évora, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Setúbal, Santarém, Guarda, Bragança, Coimbra, Leiria, Viseu e Vila Real em risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na quinta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 41 incêndios, que foram combatidos por 846 bombeiros, com o apoio de 224 veículos.

PUB

Relacionados

Últimas