Já fez LIKE no TVI Notícias?

Onze restaurantes portugueses no Guia Michelin 2013

Chefe José Avillez, do restaurante «Belcanto», ficou «muito feliz» com distinção

Onze restaurantes portugueses foram distinguidos na edição de 2013 do Guia Michelin, depois de dois espaços terem perdido a estrela e de o «Belcanto», em Lisboa, ter sido selecionado pela primeira vez.

A edição de 2013 do Guia Michelin Espanha e Portugal foi apresentada na quinta-feira na capital espanhola, Madrid. Os premiados foram anunciados pelo diretor do Guia Michelin mundial, Michael Ellis, e pela diretora do guia de Espanha e Portugal, Mayte Carreño.

PUB

Com duas estrelas, o que indica tratar-se de um restaurante excelente, estão dois restaurantes algarvios: o «Ocean», do chef Hans Neuner, em Lagoa, e o «Vila Joya», comandado por Dieter Koschina, em Albufeira.

Com uma estrela Michelin, que indica serem muito bons, estão os restantes, além do «Belcanto»: «Fortaleza do Guincho », em Cascais; «Willie's», em Vilamoura; «Casa da Calçada», Amarante; «São Gabriel» e «Henrique Leis», ambos em Almancil; «Il Gallo d'Oro», Funchal; «The Yeatman», Vila Nova de Gaia; e «Feitoria», em Lisboa.

Em Espanha, o Guia Michelin atribuiu estrelas a um total de 159 restaurantes: destacou sete com três estrelas (duas delas novas), 19 com duas estrelas (dois espaços também pela primeira vez) e 133 com uma estrela.

Em 2014 mais cinco restaurantes podem ser premiados com uma estrela Michelin, segundo o guia para o próximo ano, que os nomeia «mesas 2013 com possibilidades de estrela».

José Avillez «muito feliz» com distinção

PUB

Contactado pela agência Lusa, José Avillez, chef do restaurante Belcanto mostrou-se «muito feliz» com a estrela Michelin atribuída e dedicou-a à sua equipa.

Questionado sobre o impacto da distinção em altura de crise, o chefe disse que «é importante» para «ajudar ao negócio», refere a agência Lusa.

José Avillez contou que na manhã de quinta-feira, com as suspeitas de que o Belcanto poderia ser premiado, quis manter o ritmo da sua equipa.

«Disse-lhes que só havia dois caminhos. O de ganharmos e depois estarmos a trabalhar bem cedo como se nada se tivesse passado e o de não ganharmos e de estarmos a trabalhar bem cedo como se nada se tivesse passado», disse.

Esta é a segunda estrela Michelin de José Avillez, depois de o seu trabalho à frente do restaurante Tavares, também em Lisboa, ter sido distinguido.

O Tavares, à semelhança do restaurante Arcadas da Capela, em Coimbra, perdeu a estrela Michelin na edição do guia do próximo ano.

¿É uma pena para Lisboa. Mas é importante sublinhar que nem sempre é culpa dos cozinheiros. Não se fazem omeletes sem ovos¿, comentou sobre o espaço gerido pelo chefe Aimé Barroyer.

PUB

Últimas