Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses gastam menos 52 milhões em medicamentos

Relacionados

Quebra de 11,7 por cento

Os portugueses gastam cada vez menos em medicamentos. No primeiro semestre deste ano, os portugueses gastaram menos 52 milhões de euros (menos 11,7 por cento) com medicamentos comparticipados, comparativamente com o período homólogo, segundo dados do Infarmed.

De acordo com a Análise do Mercado de Medicamentos, em Ambulatório, até final de agosto deste ano (últimos dados disponíveis), os encargos do Estado com a comparticipação de medicamentos diminuíram 9,4 por cento, em comparação com o período homólogo, escreve a Lusa.

PUB

No que respeita ao mercado total de medicamentos vendidos em farmácias comunitárias até agosto, registou-se uma diminuição de 12,1 por cento (1,74 mil milhões de euros), comparativamente a igual período de 2011 (1,98 mil milhões de euros).

Este decréscimo ocorreu a par de um aumento do volume de vendas de 2,3 por cento, ou seja mais 3,6 milhões de embalagens vendidas.

O preço dos medicamentos tem vindo a descer ao longo do ano, custando em média 10,85 euros, face aos 13,20 de 2011.

O preço dos medicamentos genéricos também tem vindo a cair, com uma média de custo de 6,57 euros em agosto, contra 10,43 euros no ano anterior.

Este valor médio dos medicamentos genéricos foi atingido em julho, o mais baixo dos últimos cinco anos.

PUB

Relacionados

Últimas