Já fez LIKE no TVI Notícias?

Adiado início do julgamento de inspectores da PJ

Relacionados

Sessão terá lugar na segunda-feira. Adiamento deve-se a morte de um familiar de um dos juízes que julgará o caso

O Tribunal de Faro adiou esta sexta-feira para segunda-feira o início do julgamento de cinco inspectores da Polícia Judiciária envolvidos num processo relacionado com alegadas agressões a Leonor Cipriano, no âmbito das investigações ao desaparecimento da filha desta, de nome Joana, noticia a Lusa.

Segundo o tribunal, o julgamento foi adiado para 27 de Outubro, segunda-feira, por causa da morte de um familiar de um dos juízes que julgará o caso.

PUB

Tanto Leonor Cipriano como os cinco inspectores da Polícia Judiciária envolvidos no processo estavam já no Tribunal de Faro. Leonor Cipriano chegou por volta das 09:45, quarenta cinco minutos depois da hora marcada para o início do julgamento.

À saída do tribunal, nenhum dos inspectores quis prestar declarações à comunicação social.

O chamado «caso Joana» remonta a 12 de Setembro de 2004, dia em que a menina, de oito anos, desapareceu da aldeia de Figueira, concelho de Portimão, Algarve, e cuja mãe, Leonor Cipriano, e o tio, João Cipriano (ambos irmãos), estão condenados pelo Supremo Tribunal de Justiça a 16 anos de prisão pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver da criança.

Antes de estar a cumprir a pena na prisão de Odemira, a mãe de Joana esteve presa preventivamente e foi inquirida diversas vezes por inspectores na Directoria de Faro da PJ, tendo numa dessas deslocações - em Outubro de 2004 - regressado à cadeia de Odemira com hematomas visíveis no rosto, de acordo com informações vindas a público.

PUB

As acusações do Ministério Público contra os inspectores da Judiciária surgiram na sequência dos interrogatórios na PJ de Faro.

Três inspectores são acusados de crime de tortura, um é acusado de não ter prestado auxílio e omissão de denúncia e um quinto é acusado de falsificação de documento, segundo também informações vindas a público.

Inspectores da PJ julgados por tortura

PUB

Relacionados

Últimas