Já fez LIKE no TVI Notícias?

Casa Pia: defesa de Bibi pede prisão de Carlos Cruz

Por pressão sobre os juízes, revela advogado José Maria Martins

A defesa de Carlos Silvino, mais conhecido como Bibi, pediu ao tribunal que volte a prender preventivamente Carlos Cruz, alegando «perturbação grave da ordem e tranquilidade pública».

José Maria Martins entende que o antigo apresentador tem violado os deveres de arguido no processo, numa semana em que se será lida a sentença do processo Casa Pia, que já se arrasta há oito anos.

PUB

Em causa estão as entrevistas de Carlos Cruz, nas quais se declara vítima dos preconceitos de um dos três juízes, bem com da divulgação do processo.

Outro dos argumentos invocado pela defesa é a ameaça de Cruz revelar nomes de pessoas ligadas a partidos da oposição que não terão sido investigadas por parcialidade do Ministério Público.

Denúncias de abusos triplicaram desde 2002

A partir do momento em que rebentou o escândalo Casa Pia, em 2002, os inquéritos relacionados com abusos sexuais de menores investigados pela Polícia Judiciária triplicaram, informa o «Público».

Em 2002, havia 447 casos a serem investigados. Em 2009 foram já 1216. «O escândalo teve um impacte muito grande na nossa sociedade e, depois da Casa Pia, tivemos um boom de casos», justificou a inspectora Paula Videira.

Veja a reportagem especial da jornalista Marta Miranda sobre quanto custou o processo ao país

PUB

Últimas