Já fez LIKE no TVI Notícias?

Detenções da PJ caíram mais de 50 por cento

Relacionados

Buscas também desceram 20 por cento. O maior «descalabro» verifica-se no combate à droga

A capacidade operacional da PJ está em declínio. Segundo noticia o Diário de Notícias, dados oficiais desta força policial mostram que no primeiro trimestre deste ano, em comparação com período análogo de 2007, houve uma quebra de 53 por cento nas detenções efectuadas. As buscas, por seu lado, baixaram cerca de 20 por cento.

Contactado pela agência Lusa, o Ministério da Justiça recusou comentar estes dados e remeteu para a Policia Judiciária quaisquer declarações sobre o assunto. A agência Lusa tentou contactar o gabinete de imprensa da PJ, mas até ao momento sem êxito.

PUB

Segundo o DN, que cita dados do Departamento de Planeamento e Assessoria Técnica da PJ, a directoria de Faro, onde decorre a investigação do caso Maddie, é a mais afectada.

Na directoria do Porto a percentagem de detenções baixou 60 por cento e os inquéritos com proposta de acusação diminuíram 10 por cento, enquanto na directoria de Lisboa, onde se concentra o maior número de crimes, as detenções baixaram 52 por cento e os inquéritos com proposta de acusação diminuíram 26 por cento.

A única excepção na perda de operacionalidade, segundo o DN, é a directoria de Coimbra que, embora desça 60 por cento nas detenções, aumentou 17 por cento nos inquéritos saídos para acusação.

A nível nacional, os dados indicam que a percentagem de inquéritos remetidos ao Ministério Público com proposta de acusação baixou de 17,1 por cento para 16,7 por cento.

Nas Direcções Centrais, adianta o jornal, «o descalabro verifica-se, sobretudo, no combate à droga» com as detenções a baixarem 37 por cento e os inquéritos com acusação 23 por cento.

PUB

Relacionados

Últimas