Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gangue da Lapa: novos crimes após arranque do julgamento

Relacionados

Dois dos 55 arguidos praticaram mais assaltos violentos na zona do Porto

Pelo menos dois dos 55 membros do gangue da Lapa, que estão a ser julgados no Porto por suposto envolvimento em 125 assaltos, já terão praticado novos crimes após o início do julgamento, revelaram fontes policiais e judiciais, citadas pela Lusa.

Entre os novos ilícitos conta-se um assalto violento praticado quinta-feira no centro do Porto, por cerca de 20 jovens, incluindo um membro do gangue levado ao processo em julgamento por alegado envolvimento em vários furtos qualificados e simples.

PUB

De acordo com uma das fontes, entre as vítimas dos roubos conta-se o filho de uma titular de cargo público.

Na sequência do crime, o arguido, que se encontrava em liberdade, foi detido pela PSP em pleno tribunal e colocado em prisão domiciliária com pulseira electrónica.

Outro membro do grupo terá furtado um automóvel em Gaia, no primeiro dia do julgamento, em 27 de Abril.

Apenas 15, dos 55 arguidos, estão em prisão preventiva e muitos dos não detidos têm faltado às sessões de julgamento.

O julgamento que está a decorrer no Tribunal de São João Novo tem sido marcado por vários incidentes. Fontes policiais e judiciais referiram à Lusa que vários arguidos defecaram em pratos onde lhes serviram o almoço, no intervalo de uma das sessões, em plena sala de reclusão do tribunal.

Além disso, têm mantido atitudes provocatórias para com os agentes da autoridade, quando advertidos para não mascarem pastilha elástica na sala de audiências e para não enviarem mensagens pelo telemóvel.

PUB

Na sessão desta terça-feira, contavam-se 26 dos 55 arguidos.

Aos arguidos são imputados um total de 354 crimes: 58 de roubo agravado; 240 de furto qualificado - quatro na forma tentada -; 48 de furto simples; cinco por detenção de arma proibida e três por condução sem habilitação legal.

O advogado que se assumia como representante legal de um arguido encontra-se entre as vítimas, depois de o seu escritório, em Matosinhos, ter sido assaltado a 2 de Maio de 2007.

Também o jogador Derlei, actualmente no Sporting, integra o rol de vítimas, tendo-lhe sido roubado um ecrã plasma e um jipe Mercedes, modelo ML 500.

PUB

Relacionados

Últimas