Já fez LIKE no TVI Notícias?

MP: Sindicato exige suspensão de sistemas informáticos

Relacionados

Investigação revela que «o sistema informático do Ministério da Justiça é altamente vulnerável»

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) exigiu esta terça-feira a «suspensão imediata de todos os sistemas informáticos» do Ministério da Justiça e a realização de uma auditoria externa, face à «comprovada insegurança» do sistema.

Em comunicado, o SMMP explica que uma investigação de uma empresa portuguesa sobre um ataque aos sistemas informáticos de alguns organismos do Estado português confirmou que «o sistema informático do Ministério da Justiça é altamente vulnerável a intrusões graves».

PUB

«É absolutamente insustentável continuar a pedir confiança aos magistrados do MP na utilização do equipamento e programas informáticos do ministério, incluindo o Habilus e o Citius», refere.

A investigação afirma ainda ter encontrado nessa rede dados altamente sensíveis retirados de diversos computadores do Estado, nomeadamente «informações de computadores da rede do MJ, palavras-chave de acesso remoto a servidores, diversos ficheiros de processos (que terão sido retirados de computadores de juízes ou funcionários), emails e documentos de juízes e procuradores, ficheiros da polícia Judiciária», entre outros.

«Se a intrusão pode ser feita desde a China, pode ser feita de qualquer parte do mundo, incluindo Portugal», sustenta a organização sindical.

O sindicato apela aos partidos com representação parlamentar para que, «de uma forma séria e exaustiva, exerçam os seus poderes de fiscalização e assumam medidas para pôr fim ao clima de desconfiança e insegurança que reina no mundo judiciário».

PUB

Relacionados

Últimas