Já fez LIKE no TVI Notícias?

Autoridades vão acabar com testes à gripe A

Uma decisão que visa contornar as limitações de meios para analisar todos os suspeitos e acelerar tratamentos

Os exames laboratoriais para detectar a gripe A vão deixar de ser feitos, quando Portugal entrar na fase epidémica da doença. As autoridades não conseguem prever ainda com exactidão quando tal irá acontecer, mas apontam Outubro como o mês provável.

«Depois de em Setembro as pessoas regressarem de férias», apontou Mário Carreira, responsável pelo sistema integrado de informação da gripe da Direcção-Geral de Saúde, em declarações ao «Correio da Manhã» (CM), que avança a notícia, esta segunda-feira.

PUB

O objectivo da medida é ganhar tempo no tratamento dos doentes, uma vez que a realização de testes laboratoriais demora cerca de seis horas. Além disso, a eliminação dos tentes permite contornar a limitação de meios, perante um cenário em que ocorrem centenas de casos. Assim, de acordo com o CM, todos os doentes com sintomas de gripe serão tratados como se tivessem gripe A. «O doente com gripe é de imediato tratado caso tenha ou não o vírus H1N1», avançou Mário Carreira.

O tratamento de todos os doentes engripados com Tamiflu é possível por Portugal possuir uma reserva do medicamento que as autoridades acreditam serem suficientes para enfrentar uma eventual pandemia.

PUB

Últimas