Já fez LIKE no TVI Notícias?

Níveis de ozono ultrapassaram limite na zona lisboeta do Restelo

Comissão de Coordenação revela que medição indicou mais 16 microgramas acima do limite de 180 mg por metro cúbico, entre as 15:0 e as 16:00

Os níveis de ozono medidos esta sexta-feira no concelho de Lisboa, na zona do Restelo, chegou aos 196 microgramas por metro cúbido, entre as 15:00 e as 16:00, segundo informação da Comissão de Coordenação de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), "ultrapassando o valor de concentração de 180 µg/m3 (microgramas por metro cúbico), definido como limiar de informação para este poluente".

As medições efetuadas registaram também níveis excessivos em Alverca, concelho de V. Franca de Xira, e Chamusca (184 µg/m3, entre as 17:00 e as 18:00), tal como em Arcos, Setubal com 188 µg/m3, entre as 17:00 e as 18:00.

PUB

Para os valores de concentração observados, o ozono pode provocar efeitos na saúde humana, especialmente em grupos da população mais sensíveis tais como crianças, idosos e indivíduos que sofram de asma ou de outras doenças respiratórias ou cardíacas", esclarece o comunicado da CCDR-LVT.

A Comissão lenmbra que "a exposição a este poluente afeta, essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações nos olhos".

Durante o dia de hoje, enquanto esta situação se mantiver, é recomendável que os grupos mais sensíveis da população, anteriormente apontados, e que se encontrem nos locais afetados, reduzam ao mínimo a atividade física intensa ao ar livre e evitem a permanência no exterior", aconselha a CCDR-LVT.

Leça do Balio

PUB

A norte, a concentração de ozono no ar ultrapassou os limites em Leça do Balio, concelho de Matosinhos, distrito do Porto, os níveis a partir dos quais pode afetar a saúde, informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Em comunicado, a CCDR-N informou que, segundo dados registados na sua estação de Leça do Balio foi ultrapassado o valor da concentração de ozono de 180 microgramas por metro cúbico (?g/m³), estabelecido como limiar de informação obrigatória ao público.

Especificamente, adianta, na estação localizada no concelho de Matosinhos foi registada a concentração de 188 pg/m³, entre as 16:00 e as 17:00.

PUB

Últimas