Já fez LIKE no TVI Notícias?

PSP vai utilizar videovigilância na praça do Comércio na passagem do ano

Zona abrangida pela videovigilância será sinalizada nos termos legais. PSP garante que “imagens captadas pelo sistema serão visualizadas em tempo real e não existe captação e gravação de som”

A PSP anunciou este sábado que vai utilizar câmaras de videovigilância na praça do Comércio e zona envolvente durante os festejos da passagem do ano em Lisboa para garantir a segurança de pessoas e bens e prevenção da criminalidade.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis) adianta que as câmaras de videovigilância vão ser utilizadas depois do parecer positivo da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) e da autorização do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, tal como está previsto na lei que regula a utilização da videovigilância pelas forças e serviços de segurança em locais públicos.

PUB

A Polícia de Segurança Pública garante que vai utilizar câmaras de videovigilância na praça do Comércio e zona envolvente com “a finalidade expressa de proteção da segurança de pessoas e bens e prevenção da prática de crimes”.

Segundo a PSP, a zona abrangida pela videovigilância será sinalizada nos termos legais e “as imagens captadas pelo sistema serão visualizadas em tempo real e não existe captação e gravação de som”.

A polícia refere também que, nos termos da lei, as imagens gravadas são conservadas durante 30 dias a contar da data da sua captação e os direitos de acesso e eliminação podem ser exercidos pelo chefe do núcleo de operações do Cometlis, que é o responsável pela conservação e tratamento dos dados.

Na nota divulgada, a PSP reitera a proibição de aceder ao interior da praça do Comércio com garrafas e copos de vidro, recomendando, por isso, às pessoas para que não se façam acompanhar desses objetos.

PUB

Últimas