Já fez LIKE no TVI Notícias?

Carmona quer incentivar «bookcrossing» em Lisboa

Relacionados

Projecto propõe partilha de livros de forma gratuita nos jardins da cidade

O movimento Lisboa com Carmona vai propor esta quarta-feira a criação de uma rede de partilha de livros inspirada no conceito de «bookcrossing», apoiada por uma rede de «quiosques biblioteca» nos jardins da cidade, informa a agência Lusa.

O «bookcrossing» consiste em deixar livros num espaço público para que possam ser encontrados e lidos por outros.

PUB

O grupo municipal liderado por Carmona Rodrigues pretende associar a transposição deste conceito ao universo municipal com a reconstituição da «rede de bibliotecas ao ar livre que existiu na cidade de Lisboa, em jardins e miradouros, entre as décadas de 1930 e 1960». A proposta passa também por dar continuidade ao projecto «Jardins Digitais» de acesso à Internet através de rede «wireless», que terminou em Junho de 2007.

Os vereadores propõem a criação de uma «rede de quiosques biblioteca, com esplanada, em vários jardins de Lisboa, a identificar, promovendo-se o gosto pela leitura, as relações de vizinhança, o convívio, a partilha e o usufruto do espaço público».

Os livros seriam doados pelos munícipes, instituições ou associações e seria criado um cartão de utilizador individual ou colectivo, adquirido com a doação de pelo menos um livro.

Essa rede de quiosques desenvolveria actividades periódicas, como a leitura de livros pelos autores, jogos tradicionais, teatro infantil ou ateliês de conservação e restauro de livros.

PUB

Relacionados

Últimas