Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Maravilhas do Mundo» em desfile

Relacionados

Festejos começam sábado à noite com recepção a reis do Carnaval

As crianças das escolas de Loures viram esta sexta-feira o seu desfile pelas ruas da cidade, cancelado, devido ao mau tempo e acabaram por se reunir nos corredores do LouresShopping onde mostraram alguns fatos temáticos, informa a agência Lusa.

A reciclagem, a água no planeta, os mares e a alimentação foram alguns dos temas abordados neste desfile feito por crianças do concelho entre os três e os nove anos de idade.

PUB

O Carnaval Saloio de Loures segue agora durante todo o fim-de-semana com um programa de corsos e bailes, fechando com o tradicional Enterro do Entrudo na quarta-feira à noite.

Neste dia será realizada a leitura do testamento do Rei Momo e haverá fogo de artifício.

Treze carros alegóricos e cerca de mil figurantes vão este ano animar as ruas da cidade, desfilando sob o lema «As Maravilhas do Mundo».

Os festejos oficiais começam sábado à noite com a recepção aos reis do Carnaval no Largo 4 de Outubro e um baile de apresentação.

Para domingo e terça-feira estão marcados os habituais desfiles.

O Carnaval de Loures, um dos mais antigos de Portugal, tem o seu começo em 1934, altura em que era marcado pelos bailes, pela saída das Cegadas, teatro de rua que criticava situações locais ou nacionais e o «lançamento de pulhas», gracejo provocatório que tinha como função escarnecer ou dar recados a alguma personalidade local.

O arremesso de ovos, os enfarinhamentos e os jogos de água junto ao chafariz do Largo 4 de Outubro também eram famosos.

PUB

Os «encaraçados» faziam «assaltos» à noite a casa dos amigos e, uma vez a casa assaltada, os donos tinham de dar comida e bebida aos assaltantes, que só se desmascaravam quando era descoberta a sua identidade.

No final o Enterro do Carnaval, ou do Bacalhau como era chamado na zona rural, simbolizava o fim desta época festiva, na quarta-feira de cinzas à noite um grupo de rapazes com uma padiola, um boneco e archotes acesos percorriam as ruas de Loures a gritar, pegando fogo ao boneco no final.

Nos anos 40 o Carnaval de Loures foi proibido, por iniciativa de um deputado da Assembleia Nacional, tendo sido retomado em 1970. No entanto até 2000 teve várias interrupções, tendo sido então criada a Associação do Carnaval de Loures.

PUB

Relacionados

Últimas