Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vento e temperaturas negativas

Relacionados

Madeira e quatro distritos em Portugal continental em alerta amarelo

O arquipélago da Madeira e quatro distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo, esta quarta-feira,devido às previsões do Instituto de Meteorologia (IM) quanto à ocorrência de vento forte, escreve a Lusa.

Viseu, Castelo Branco, Coimbra e Guarda são os quatro distritos que estão com aviso amarelo, com este último a contar com temperaturas negativas, que poderão atingir -3 gaus Celsius.

PUB

O tempo frio será uma constante em todo o país, com o céu a apresentar-se limpo ou pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado e com aguaceiros fracos no Algarve, a partir da tarde.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 Km/h) de nordeste, soprando temporariamente forte (35 a 45 Km/h) e com rajadas até 80 Km/h, durante a tarde, nas terras altas.

Para a noite, o IM prevê acentuado arrefecimento nocturno, com formação de geada no interior Norte e Centro.

Relativamente ao estado o mar, na costa ocidental as ondas serão de noroeste com 2 a 2,5 metros, com a temperatura da água do mar a atingir os 16º.

Na costa sul, as ondas serão de sueste com 1,5 a dois metros, devendo a água do mar atingir os 17º.

No que respeita às temperaturas máximas previstas, o Porto e Lisboa não deverão ultrapassar os 13º, Faro deverá chegar aos 14º, Ponta Delgada aos 16º e Funchal aos 20º.

Na segunda-feira, o Serviço Nacional de Protecção Civil (SNPC) alertou que a «conjugação de temperaturas baixas e de vento forte no litoral e terras altas provocará uma maior sensação de frio sentido pela população, traduzindo-se num aumento do desconforto térmico».

PUB

Recomendou, por isso, a utilização de várias camadas de roupa, a não realização de actividades físicas intensas e o contacto imediato com o 112 em caso de sinais de hipotermia (corpo frio com tremuras, pele roxa e falta de reacção).

No interior das habitações, o SNPC alerta para os cuidados a adoptar na utilização de aquecedores e lareiras.

O SNPC recomenda também uma «condução prudente», dado que estão criadas as «condições propícias à formação de gelo e pontual queda de neve nas estradas», que aumentam o «perigo de acidentes rodoviários».

PUB

Relacionados

Últimas