Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mau tempo: oito barras encerradas

Relacionados

Instituto de Meteorologia colocou a costa portuguesa a Norte do cabo da Roca em alerta vermelho

Devido ao estado do mar, a Marinha encerrou as barras de Caminha, Vila Praia de ncora, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Douro, Aveiro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto.

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou esta terça-feira a costa portuguesa a Norte do cabo da Roca em aviso vermelho, o mais grave da escala, devido à previsão de ondas que poderão atingir oito metros.

O aviso vermelho do IM chama a atenção para uma situação meteorológica de risco extremo e foi activado entre as 05:00 de terça-feira e as 12:00 de quarta.

O aviso vermelho deve-se ao vento forte que se faz sentir e que influencia a ondulação, explicou à Lusa uma meteorologista. O alerta vermelho, o mais grave da escala, «quer dizer que as ondas podem atingir valores superiores a sete metros», disse Maria João Frada, acrescentando que o Instituto de Meteorologia (IM) está a prever «valores entre os 6 e os 8 metros a Norte do cabo da Roca e 3 a 4 na costa sul, mas a aumentar até aos 6 metros durante o dia».

Segundo adiantou, a agitação marítima deve-se ao facto de Portugal estar «sob influência conjunta de um anticiclone que está localizado a noroeste dos Açores e uma depressão muito cavada a norte do Golfo da Biscaia».

Os dois fenómenos provocam «muito vento e esse vento vai dar origem a essa agitação muito forte», referiu.

PUB

Relacionados

Últimas