Já fez LIKE no TVI Notícias?

Naufrágio: família de desaparecido com esperança

Relacionados

Belmiro Marques Graça é um dos procurados o largo da costa francesa

A família de Belmiro Marques Graça, um dos dois portugueses desaparecidos no naufrágio desta segunda-feira junto à costa francesa, ainda espera que o pescador venha a ser encontrado com vida.

«A esperança é a última a morrer. Enquanto o corpo não for encontrado, vamos estar na esperança», disse à agência Lusa Marlene Filipa Marques, sobrinha de Belmiro Graça.

PUB

Marlene Marques falava à porta da casa do tio, um apartamento no bairro social das Caxinas, Vila do Conde, onde vários familiares se concentraram esta segunda-feira, procurando consolar a mulher e os dois filhos do pescador.

«Ainda não estamos bem assentes daquilo que aconteceu. Estamos como que num sonho, mas sabemos que é difícil sobreviver tantas horas no mar», afirmou.

Marlene Marques explicou que o tio trabalhava, há oito meses, na empresa francesa proprietária do Petit Jolie, o barco que naufragou esta segunda-feira com três pescadores portugueses (um sobreviveu) e quatro franceses a bordo.

«Esteve cá no Natal. Vinha mais ou menos uma vez por mês. Foi quarta-feira para o mar e domingo descarregou peixe na lota, lá em França», disse a sobrinha.

O último contacto telefónico de Belmiro Graça com a mulher ocorreu às 17h, de domingo, pouco antes de partir de novo para o mar.

De futebolista a pescador

Belmiro Marques Graça nasceu há 48 anos nas Caxinas, numa família de pescadores.

PUB

O pai chegou a ter barcos de pesca e dois irmãos de Belmiro ainda trabalham no sector, um em terra e outro no mar.

Contudo, os filhos do pescador desaparecido não seguiram as pisadas do pai. «Um estuda e o outro trabalha na área têxtil», disse Marlene Marques.

Segundo a sobrinha, Belmiro Graça «andou nos últimos anos em Marrocos, Espanha e França», tendo ido trabalhar para a actual empresa «através de uns amigos».

Antes de optar pela pesca, Belmiro Graça jogou futebol, como defesa esquerdo, carreira que começou na época de 1980/81, no FC Malta.

PUB

Relacionados

Últimas