Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sexóloga rejeita ligação entre pedofilia e homossexualidade

Relacionados

Marta Crawford diz não perceber o objectivo da Igreja ao estabelecer esta relação

A psicóloga Marta Crawford recusou, esta terça-feira, qualquer ligação entre pedofilia e homossexualidade, dizendo não compreender qual o objectivo da Igreja Católica ao tentar estabelecer esta relação. Declarações da sexóloga, ouvida pela Agência Lusa, depois de o cardeal Tarcísio Bertone, número dois do Vaticano, ter dito que a pedofilia era culpa da homossexualidade e não do celibato.

«Não vejo qualquer relação entre pedofilia e homossexualidade. A pedofilia não é só relacionada com comportamentos com pessoas do mesmo sexo. Logo aí a relação nem sequer se coloca. Ser pedófilo não significa ter relações com pessoas do mesmo sexo, significa ter relações forçadas com pessoas de outra idade», afirmou Marta Crawford.

PUB

«Não sei qual é o objectivo da Igreja ao tentar meter tudo junto. A Igreja quer com isso provar o quê? Não estou a perceber a intenção», questionou ainda a sexóloga Marta Crawford.

Para a especialista, é importante sublinhar que a pedofilia é «uma situação clínica diagnosticada», enquanto a homossexualidade «não é uma doença» e «nada tem a ver com situações de abuso sexual sobre outros».

Ainda assim, Marta Crawford rejeita igualmente uma relação entre pedofilia e celibato: «Existem muitos pedófilos que nada têm a ver com a Igreja. Parece-me demais tentar dizer que todos os homens da Igreja sujeitos ao celibato são potenciais pedófilos. Não é a circunstância que fabrica pedófilos, existe uma situação clínica por trás e essa é uma questão mental».

PUB

Relacionados

Últimas