Já fez LIKE no TVI Notícias?

Atenção Açores: tempo vai piorar

Previsão de chuva forte, trovoada e vento até às 03:00 de segunda-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a proteção civil dos Açores alertaram este domingo para um agravamento do estado do tempo em sete das nove ilhas dos Açores, com previsão de chuva forte, trovoada e vento.

Segundo o IPMA, "uma depressão em fase de cavamento com um sistema frontal associado, localizada a sul/sudoeste do arquipélago, provocará um agravamento do estado do tempo inicialmente nas ilhas do grupo Oriental" (São Miguel e Santa Maria), mas "estendendo-se às ilhas do grupo Central" (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial), cita a Lusa.

PUB

Assim, as ilhas de São Miguel e Santa Maria vão estar sob aviso amarelo (o segundo menos grave numa escala de quatro), devido às previsões de precipitação por vezes forte, entre as 21:00 de hoje e as 03:00 de segunda-feira.

Mas, entre as 03:00 e as 20:00 de segunda-feira São Miguel e Santa Maria estarão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, por causa das previsões de precipitação forte.

Aquelas duas ilhas estarão ainda sob aviso amarelo por causa das previsões de trovoada entre as 21:00 de hoje, 10 de maio, e as 20:00 de segunda-feira, e ainda devido ao vento das 09:00 e as 18:00 de segunda-feira.

No caso das ilhas do grupo Central, o aviso amarelo referente a precipitação por vezes forte vai vigorar entre as 09:00 de segunda-feira e as 03:00 de terça-feira.

Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial vão estar ainda com aviso amarelo por causa do vento entre as 09:00 de segunda-feira e as 00:00 de terça-feira, e trovoada entre as 09:00 de segunda e as 03:00 de terça-feira.

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu um alerta a recordar que o "eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas mais vulneráveis", recomenda "a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações".

PUB

Últimas