Já fez LIKE no TVI Notícias?

Neve, chuva e vento fortes até segunda-feira

Relacionados

Protecção Civil alarga alerta laranja a todo o país

NOTÍCIA ACTUALIZADA

O Instituto de Meteorologia decidiu estender a todo o território português o aviso Laranja devido ao mau tempo.

PUB

Para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra, todos com aviso Laranja, espera-se vento forte, com rajadas até aos 90 quilómetros por hora, queda de neve acima dos 500 metros de altitude e períodos de chuva ou aguaceiros.

Nos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco, igualmente com aviso Laranja, prevê-se vento forte, com rajadas de 90 quilómetros por hora e queda de neve a partir dos 500 metros de altitude.

«A partir já da tarde, períodos de chuva, passando a aguaceiros por vezes fortes, vento do quadrante sul, moderado a forte no litoral e forte a muito forte nas terras altas, mas enfraquecendo gradualmente a partir da tarde após a passagem da superfície frontal», afirmou Madalena Rodrigues, do Instituto de Meteorologia, à TSF.

A neve deverá começar a cair nas zonas acima dos 1200 metros já esta noite, mas que antes do final do dia esta também deverá atingir as zonas acima dos 500 metros.

Para sábado, prevê-se uma diminuição da intensidade do vento e alguns aguaceiros, mas com a aproximação de mais uma superfície frontal no final do dia de sábado a chuva deverá voltar em força, que deverá prolongar-se pela madrugada de domingo.

PUB

«No sul, poderá haver chuva forte, mas será mais a ondulação, porque será forte em toda a costa ocidental e temos também na costa sul. Nestes últimos dias, temos tido só ondulação forte na costa ocidental e agora temos também na costa sul», precisou.

No arquipélago dos Açores aguarda-se vento forte nos grupos Central e Ocidental, sendo que para este se prevê ainda ondulação forte.

Para o arquipélago da Madeira antevê-se vento forte com rajadas até aos 90 quilómetros e ondulação entre os quatro e os cinco metros.

Preocupação

A Protecção Civil está particularmente preocupada com esta situação. «Estamos à espera que esta chuva possa cair com intensidade nestes distritos e daí o alerta amarelo a partir de ontem ter sido estendido aos distritos do sul, cobrindo neste momento a totalidade do território nacional», referiu uma responsável da Protecção Civil, Patrícia Rodrigues.

Refere, ainda, a situação está a ser acompanhada quer pela Autoridade nacional quer por todos os comandos distritais e que está a haver articulação com todas as entidades que têm competências nesta área.

PUB

«Estamos a promover reuniões inclusive com os centros de coordenação operacionais distritais e a este nível também com as autoridades municipais, sobretudo com os serviços municipais para que possa ser antecipada toda e qualquer situação mais problemática», acrescentou.

Face às previsões meteorológicas adversas, a ANPC alerta para a possibilidade de inundações por transbordo em linhas de água, de cheias rápidas em meio urbano e de persistência de neve e gelo nas estradas.

Chama ainda a atenção para a possibilidade de aumento de incêndios urbanos por deficiente utilização dos sistemas de aquecimento e para eventuais dificuldades com embarcações e de acidentes junto à costa devido à agitação marítima.

A ANPC apela à população para seguir as indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança, manter desobstruídos os sistemas de escoamento de águas pluviais, a não utilização de braseiras em locais fechados e adopção de uma condução defensiva, nomeadamente em locais com gelo ou neve.

A Protecção Civil aconselha aliás que se evite fazer viagens para as zonas onde se prevê a queda de neve.

PUB

Relacionados

Últimas