Já fez LIKE no TVI Notícias?

Queixas de violência doméstica disparam

Relacionados

Denúncias duplicaram desde 2000. Mulheres são as grandes vítimas

As queixas de violência doméstica duplicaram em Portugal nos últimos oito anos. Desde 2000, o número de agressões participadas às autoridades tem crescido a um ritmo preocupante: uma média de 11,2 por cento por ano. Segundo publica o Jornal de Notícias, há oito anos a PSP e a GNR registaram 11162 denúncias, enquanto em 2006 o número de participações atingiu as 20.595.

Casa: um palco de violência

PUB

Matou o marido porque a «maltratou»

As mulheres continuam a ser o grande alvo da violência doméstica - 87 por cento das vítimas são do sexo feminino. E a maior parte das queixas refere-se mesmo a casos de maus tratos por parte do cônjuge: entre as 8.857 denúncias recebidas no ano passado pelo Núcleo Mulher e Menor da GNR (NMUME), 8.592 foram especificamente de violência conjugal. Agressões que, por vezes, apenas são reveladas com a morte - nos últimos dois anos, contabilizaram-se mais de 50 homicídios.

Números alarmantes, mas que, ainda assim, estarão longe de ser um espelho fiel da realidade, como alerta Elza Pais, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade do Género. «Não tenhamos dúvidas, ainda, de que a maioria dos casos não é sequer denunciada.Talvez dois terços ainda fiquem escondidos», referiu ao JN.

Apesar disso, o aumento das queixas «indicia também menos tolerância da sociedade e menos medo em denunciar as situações», num País onde os abusos contra as mulheres ainda são um hábito.

PUB

Relacionados

Últimas