Já fez LIKE no TVI Notícias?

MB Way: operação da PSP termina com 11 arguidos após 51 buscas

Crimes com recurso a esta aplicação terão provocado 2,4 milhões de euros de prejuízos

A PSP constituiu hoje 11 arguidos e apreendeu telemóveis, computadores, documentação bancária e faturas nas 51 buscas realizadas numa ação de combate ao crime com recurso à aplicação MB Way, que provocou 2,4 milhões de euros de prejuízos.

Em comunicado a PSP adianta que as buscas foram realizadas nos concelhos de Avis, Almeirim, Monforte, Fronteira, Elvas, Campo Maior e Setúbal, as quais permitiram apreender dezenas de telemóveis, computadores portáteis e equipamento eletrónicos, cartões telefónicos e diversa documentação bancária e faturas de compras. Foram ainda constituidos 11 arguidos por suspeitas de burla, burla informática, falsidade informática ou acesso ilegítimo.

PUB

A estratégia, explica a polícia, visa identificar, não apenas os autores materiais dos crimes, mas também quem retirava dividendos da prática dos mesmos, tendo sido desencadeada, em 05 de junho, uma operação no Estabelecimento Prisional de Vale Judeus, onde foram realizadas cinco buscas e apreendida diversa prova.

Durante a investigação foram detetadas 185 ocorrências criminais, num total de 213 mil euros que se desenrolaram com base em relações de parentesco, afinidade, co-titularidades de contas bancárias, partilhas de cartões SIM, ou proximidade geográfica.

"Este tipo de ilícitos tem vindo a assumir valores muito relevantes, tendo a PSP registado desde o início de 2019 cerca de 3200 denúncias que provocaram prejuízos às vítimas superiores a 2,4 milhões de euros, subtraídos ilicitamente das contas bancárias. O maior volume de crimes verificou-se durante o primeiros quatro meses deste ano, chegando a ser registadas diariamente pela PSP mais de 35 ocorrências", indica o comunicado.

O inquérito está a cargo do Departamento de Investigação Criminal da PSP e é dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal.

PUB

Últimas