Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Acesso a fármacos inovadores para o cancro está a ser vedado»

Relacionados

CDS quer interrogar Ana Jorge sobre o problema

O CDS-PP lamentou que esteja a ser vedado o acesso a «fármacos inovadores» a doentes com cancro, revelando que vai confrontar na quinta-feira a ministra da Saúde com esta questão.

«Fármacos inovadores no tratamento do cancro aprovados pela Agência Europeia do Medicamento, utilizados noutros países estão a ser travados em doentes portugueses, prejudicando esses mesmos doentes, nomeadamente por estruturas do ministério da Saúde, como o Infarmed», afirmou a deputada do CDS-PP Isabel Galriça Neto, em declarações aos jornalistas no Parlamento.

PUB

Por isso, adiantou a deputada democrata-cristã, a sua bancada irá confrontar a ministra da Saúde na quinta-feira, durante o debate proposto pelo PSD sobre a situação oncológica em Portugal, com esta questão.

Ainda segundo Isabel Galriça Neto, o CDS-PP assume que o facto desses medicamentos estarem a ser vedados aos doentes com cancro se deva a «questões económicas», mas irá interrogar Ana Jorge sobre o problema.

Durante o debate, o PSD irá ainda apresentar um projecto de lei que pretende criar instrumentos para que se passe «da teoria à prática» na concretização do plano das doenças oncológicas e no combate da doença.

«A razão deste debate tem como objectivo central contribuir para que a oncologia deixe de ser o parente pobre da política de saúde deste Governo», disse a deputada do PSD Rosário Águas, em declarações anteriores à Lusa, adiantando que o diploma tentará «ir directamente às causas na inoperacionalidade dos planos oncológicos».

PUB

Relacionados

Últimas