Já fez LIKE no TVI Notícias?

ANF lança suspeitas sobre sistema de comparticipações

Relacionados

«É uma situação urgente e que merece a análise atenta da Comissão de Saúde», defende João Cordeiro

O presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF) voltou esta quarta-feira a lançar no Parlamento um conjunto de suspeitas sobre o sistema de autorização de venda e comparticipação de medicamentos em Portugal.

«É uma situação urgente e que merece a análise atenta da Comissão de Saúde. É um problema de comportamento das entidades que gerem o sistema», disse João Cordeiro aos deputados durante uma audição parlamentar, de acordo com a Lusa.

PUB

O presidente da ANF deu o exemplo de um medicamento «inovador com preço aprovado em sete dias úteis, que não estava aprovado nem comparticipado em nenhum país da União Europeia». «Isto não é para todos», acrescentou.

A deputada do PSD Rosário Águas perguntou se a ANF já tinha denunciado, e a quem, estas «questões fraudulentas de favorecimento de laboratórios e farmacêuticas», que considerou «graves e casos de polícia».

João Cordeiro disse já ter feito denúncias ao Ministério da Saúde, Ministério da Economia [que tutela a Direcção-Geral das Actividades Económicas] e ao Tribunal de Contas.

O presidente da ANF acrescentou já ter também enviado cartas para a Procuradoria-Geral da República sobre a política de preços dos medicamentos.

Segundo João Cordeiro, a ANF já requereu à Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) o dossier de comparticipação de medicamentos, mas até ao momento não teve qualquer resposta.

Em Outubro do ano passado, o presidente da ANF já tinha lançado na Comissão Parlamentar de Saúde um conjunto de suspeitas sobre a política de comparticipações dos medicamentos em Portugal. Na altura, propôs a extinção do Infarmed.

PUB

Relacionados

Últimas