Já fez LIKE no TVI Notícias?

Farmácias saúdam genéricos gratuitos para pensionistas

Relacionados

Medida revela que o Governo «não está capturado pelos interesses da indústria dos medicamentos de marca», diz ANF

A ANF considera que a medida anunciada, esta sexta-feira, pelo Governo de tornar gratuitos os medicamentos genéricos para pensionistas de menores recursos económicos revela que o Executivo «não está capturado pelos interesses da indústria dos medicamentos de marca».

«A Associação Nacional das Farmácias (ANF) saúda a medida aprovada em Conselho de Ministros, que demonstra sensibilidade para com os doentes e que o Governo não está capturado pelos interesses da indústria dos medicamentos de marca e seus aliados», refere a entidade em comunicado.

PUB

O Governo aprovou quinta-feira a comparticipação a 100 por cento dos medicamentos genéricos a pensionistas com rendimentos inferiores ao salário mínimo nacional, disse hoje à Agência Lusa o secretário de Estado adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, salientando que a medida abrange um milhão de pessoas.

No comunicado, a ANF manifesta-se «satisfeita» com a «decisão [que] vem ao encontro da posição da Associação Nacional de Farmácias, de preocupação com a economia dos doentes, sobretudo os idosos e os mais pobres, e na primeira linha de defesa dos medicamentos genéricos como instrumento essencial para permitir o acesso às terapêuticas de que os doentes necessitam».

A ANF refere que, enquanto «observatórios privilegiados da realidade social e económica do país», as farmácias são «testemunhas diárias das dificuldades que cada vez mais pessoas têm para comprar os medicamentos».

«Sem alternativas, os clientes das farmácias têm tomado a decisão unilateral de não levar parte ou mesmo a totalidade dos medicamentos prescritos, não iniciando ou interrompendo os tratamentos, o que pode ter consequências graves para a saúde dos doentes», refere ainda a ANF.

PUB

Relacionados

Últimas