Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mau tempo: escolas fechadas na Guarda e em Baião

Caiu forte nevão durante a noite e a manhã

ACTUALIZADA ÀS 14h10

As escolas da cidade da Guarda suspenderam as aulas, esta terça-feira, devido ao nevão que caiu durante a noite e manhã na região, disse à Lusa fonte da protecção civil.

PUB

Segundo Granja de Sousa, coordenador do serviço municipal de protecção civil da Guarda, os agrupamentos escolares «acabaram por suspender as aulas do primeiro período da manhã e outras no total».

As actividades lectivas foram suspensas também nas escolas de Fornos de Algodres, Loriga (Seia), Vila Nova de Tázem (Gouveia), Sabugal (escola secundária e Agrupamento de Escolas) e Gouveia (escola secundária e Agrupamento de Escolas), disse fonte da Equipa de Apoio às Escolas local.

Portugal em alerta devido à neve e vento

Ainda na cidade da Guarda, devido à neve, a protecção civil encerrou «algumas ruas com maior declive», mas Granja de Sousa assegurou que «não há registo de acidentes».

Mau tempo: várias estradas cortadas

PUB

O responsável referiu que, «a partir das 1h30», quando começou a nevar, o serviço «lançou sal e fez o tratamento das ruas principais da cidade», não havendo conhecimento de situações preocupantes em termos de conflitos rodoviários.

Fonte do CDOS acrescentou que as estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela continuam fechadas ao trânsito devido à neve. Estão também encerradas as estradas municipais 232 entre Aldeias e Manteigas, a 522.1 entre Aldeias e Paços da Serra (Gouveia) e a 537, que liga Seixo Amarelo a Gonçalo, no concelho da Guarda.

850 alunos sem aulas em Baião

Cerca de 850 alunos de dois agrupamentos escolares de Baião também estão sem aulas devido à queda de neve, disse à Lusa fonte da protecção civil.

Foram encerrados cinco jardins-de-infância e escolas básicas das freguesias de Teixeira, Valadares, Viariz, Gestaçô e Santa Marinha do Zêzere, afectando 250 alunos.

No agrupamento de Vale do Ovil, cerca de duas centenas de alunos foram mandados para casa ao início da manhã, «porque a mobilidade na sua área de residência poderia ficar impedida».

PUB

A meio da manhã, também os responsáveis da EB 2,3 de Santa Marinha do Zêzere decidiram encerrar o estabelecimento de ensino devido ao «previsível agravamento do estado do tempo». Todos os 400 alunos da escola começaram a regressar aos seus domicílios a partir das 10h30.

O presidente da câmara municipal, José Luís Carneiro, informou que tem os serviços de Protecção Civil de prevenção em todo o concelho, mas «até ao momento não há registo de danos graves».

Sete concelhos de Viseu na mesma situação

Escolas de sete concelhos do distrito de Viseu encontram-se também encerradas, segundo o comandante distrital de Operações de Socorro. Nos concelhos de Castro Daire e de Vila Nova de Paiva, todas as escolas se encontram fechadas. Na mesma situação estão também algumas escolas dos concelhos de Tondela, Vouzela, Cinfães, Sátão e Tarouca.

PUB

Últimas