Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe A: um caso suspeito em Lisboa

Relacionados

Mulher está a ser acompanhada. Casal suspeito não está contaminado

Uma mulher está a ser acompanhada pelas autoridades de saúde portuguesas em Lisboa, por suspeita de ter contraído a Gripe A, informou o secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, em conferência de imprensa.

Gripe A pode afectar 50% dos europeus

PUB

Gripe A: infectados em Espanha são já 13

Sem querer especificar pormenores, referiu que a situação está a ser analisada, mas não quis adiantar mais explicações, uma vez que ainda não está confirmado que a mulher tem efectivamente o vírus H1N1. «Nas próximas 24 horas poderá saber-se o resultado das análises», frisou. O responsável recusou esclarecer se a mulher esteve recentemente no México ou se esteve em contacto com alguém da região.

Entretanto, as duas pessoas que foram transferidas do hospital de Aveiro para os hospitais da Universidade de Coimbra com suspeita de gripe A «estão bem e fora de qualquer suspeita».

Esta quarta-feira, os ministros da UE estiveram reunidos para discutirem estratégias comuns de combate ao alastramento da gripe A. Do encontro, saiu o chumbo à proposta francesa que pretendia suspender todas as viagens para o México.

PUB

A ministra da Saúde, Ana Jorge, presente no encontro, considerou, em declarações aos jornalistas que a Europa «está em condições de responder à eventual evolução».

«Aquilo que nós temos consciência é de que hoje a Europa e os países da Europa estão melhor preparados do que estariam aqui há um tempo atrás», disse, acrescentando que o que saiu da reunião foi o reforço de cooperação dos Estados-membros.

Casos confirmados em várias regiões dos EUA

Ana Jorge excluiu também a possibilidade de restringir a distribuição de Tamiflu, como aconteceu em Espanha. «Não, nós neste momento não tomámos essa medida e não estamos a pensar de momento tomá-la. Nós temos uma reserva estratégica que já existe, e que será de facto distribuída nas instituições de saúde, e pensamos que ela é suficiente para a situação que poderá vir a acontecer», afirmou.

PUB

Relacionados

Últimas