Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mais crimes na internet

Em 2006, cresceram os casos de pedofilia na web e os roubos de passwords

Os crimes praticados através da internet têm aumentado todos os anos e 2006 não foi excepção. Em relação ao ano anterior, a Polícia Judiciária investigou mais 31 por cento de processos. Destes, quatro em cada cinco foram concluídos. Pedofilia, roubo de passwords e burlas com cartões de créditos estão no topo da lista. Extorsão a empresas é a forma mais recente de criminalidade informática.

«Não só este tipo de criminalidade tem aumentado fortemente como também cresce o nível de complexidade dos crimes e o nível de danos na economia portuguesa. Os suspeitos de hoje não tem rostos e não deixam vestígios físicos. Cometem os ilícitos a quilómetros de distância e as pistas são dados informáticos», explicou Baltazar Rodrigues, chefe do Grupo Técnico Informático, criado em 2006, e que pertence à Secção Central de Investigação Criminalidade de Alta Tecnologia.

PUB

Apesar de os crimes serem difíceis de investigar e de provar a PJ conseguiu, no ano passado, uma taxa de sucesso de 80 por cento na resolução dos inquéritos. Foram denunciados 655 crimes, dos quais 526 foram concluídos, contra 401, em 2005. De anos anteriores transitaram ainda 522 processos ainda em investigação. Os dados referem apenas os processos de Lisboa e transnacionais. De fora, ficam os casos registados regionalmente.

«As solicitações e as queixas são diárias. E em muitos casos é necessário dar apoio a outros departamentos e mesmo a outras instituições», explicou o responsável que dirige a secção com cerca de 30 inspectores, em Lisboa.

PUB

Últimas