Já fez LIKE no TVI Notícias?

Menopausa: os sintomas mais comuns e como lidar com eles

Este quadro clínico surge por volta dos 51 anos (em média). No dia mundial da menopausa, fomos perceber quais os sintomas associados

No dia mundial da menopausa, a TVI recebeu a ginecologista Catarina Carvalho, que explicou quais os sintomas mais comuns nesta fase da vida da mulher, aproveitando para esclarecer alguns mitos existentes à volta deste processo biológico.

A menopausa surge por volta dos 51 anos (idade média), e traz consigo sintomas como os afrontamentos, que se manifestam em cerca de 75% das mulheres. Ainda a nível físico, é possível que surjam alguns problemas urinários.

PUB

Do ponto de vista psicológico, as mulheres ficam mais ansiosas, com maior tendência para a depressão ou com mais problemas durante o sono.

Ainda assim, Catarina Carvalho ressalva que alguns dos sintomas não são exclusivos da menopausa. A persistência de sintomas deve levar a mulher ao médico, onde será feita uma avaliação para se saber se há relação com a menopausa.

É uma fase em que a mulher deve estar atenta", alerta.

A avaliação clínica faz-se, sobretudo, através de uma análise da ausência de menstruação, durante o período de um ano.

Embora seja um quadro clínico típico de mulheres a rondar os 51 anos, algumas mulheres também podem sofrer de menopausa precoce, que aparece antes dos 40 anos. Neste caso, uma desregulação hormonal poderá estar na base do problema.

É fundamental uma alimentação adequada e exercício regular", afirma Catarina Carvalho.

A ginecologista relembrou ainda que a menopausa já é vista pela sociedade de uma maneira diferente. Antes associada a uma perda da vida ativa da mulher, a menopausa é hoje aceite e compreendida por uma maior fatia da população.

Segundo o website da CUF, a idade média para a menopausa em Portugal é de 48 anos.

PUB

Últimas