Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tecnologia portuguesa no espaço

Relacionados

Equipamento vai integrar laboratório da Estação Espacial Internacional

O novo laboratório espacial europeu Columbus, que parte quinta-feira para a Estação Espacial Internacional a bordo do Atlantis, inclui tecnologia portuguesa totalmente concebida pelo grupo Efacec, revelou hoje à Lusa fonte da empresa.

«É uma bandeira a nível nacional, porque é a primeira vez que um voo espacial integra tecnologia portuguesa de raiz. E para nós também é muito importante, porque significa um poço de conhecimento numa área de ponta», disse o administrador executivo do grupo Efacec, Alberto Barbosa.

PUB

Denominado «EuTEMP», o equipamento espacial foi integralmente concebido e produzido pela EFACEC, certificado pela Nasa e Agência Espacial Europeia (ESA), e vai integrar a missão que começa quinta-feira com a partida da nave espacial Atlantis do Cabo Canaveral, na Florida (EUA), para a Estação Espacial Internacional.

«É a primeira vez que vai ser instalado [no espaço] um módulo, em que todo o processo, desde a concepção até ao desenvolvimento, passando pelo projecto, hardware e software, electrónica e mecânica, foi totalmente produzido em Portugal pelos engenheiros da Efacec», frisou Alberto Barbosa.

Concebido durante mais de dois anos, o «EuTEMP» é uma unidade de medida e aquisição de temperatura de pequenas dimensões, autónoma e alimentada por baterias, que foi construído de modo a resistir às temperaturas do ambiente espacial pelo menos durante diversos dias após o seu lançamento.

O EuTEMP transmitirá os dados para a Terra, através do Columbus, e foi construído para se manter três anos no espaço, podendo funcionar isolado durante 30 dias.

PUB

Relacionados

Últimas