Já fez LIKE no TVI Notícias?

Helena Fazenda confirma roubo de computador portátil

Procuradora descreveu este como um «acto fortuito». PGR garante que investigação de crimes na noite do Porto não está em causa

A procuradora Helena Fazenda confirmou que lhe foi roubado o seu computador portátil, mas recusou que este caso tenha ligação às «investigações dos crimes associados à noite do Porto», de que é responsável. A Procuradoria-Geral da República também comentou o caso, garantiu que este furto «não compromete as investigações» do processo «Noite Branca».

«O furto do computador portátil não compromete em nada a segurança e a dinâmica da investigações em curso, não contendo informação coberta pelo segredo de justiça e que ponha em causa quaisquer intervenientes», disse este sábado fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR) à agência Lusa. «A Polícia Judiciária prossegue as investigações», declarou a mesma fonte.

PUB

«Acto fortuito»

Também em comunicado enviado à agência Lusa, a procuradora Helena Fazenda confirma a ocorrência do assalto à sua casa, que diz ter sido «um acto fortuito» e «sem relação» com a sua actividade profissional, «designadamente com as investigações» de que é responsável, como «as investigações dos crimes associados à noite do Porto».

«Foram furtados diversos objectos pessoais, de diversa natureza, em regra apropriados em assaltos a residências. Este acto contra a propriedade não é mais que um dos que infelizmente atingem diariamente muitos cidadãos no nosso país, não podendo nem devendo merecer da parte da comunicação social tratamento diferente daquele que é dedicado a outro qualquer cidadão, vítima de factos idênticos», acrescenta a procuradora no comunicado.

Para Helena Fazenda, «a forma como estão a ser explorados os factos só pode relevar interesses pouco claros direccionados ao comprometimento das mesmas investigações».

«Noite Branca»

PUB

Uma onda de assassinatos entre alegados grupos marcou nos últimos tempos a noite nortenha e fontes policiais interpretam este surto de criminalidade como estando associado a uma «guerra» entre grupos rivais de seguranças profissionais na disputa de «território» de actuação.

Em Dezembro último, a Polícia Judiciária desencadeou a operação «Noite Branca», de combate à criminalidade associada à noite do Porto, fazendo 11 detidos, quatro dos quais acabaram em prisão preventiva.

Para averiguar estes e outros crimes relacionados com a noite do Porto, o Procurador-Geral da República, Fernando Pinto Monteiro, determinou a criação de uma equipa especial de investigação liderada pela procuradora Helena Fazenda, do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

O caso do roubo do computador de Helena Fazenda foi avançado na edição deste sábado do jornal Correio da Manhã. A publicação deu conta que o computador da procuradora da República Helena Fazenda foi roubado da sua casa, em Lisboa, na quinta-feira à noite. A notícia referia ainda que haveria «o perigo de acesso à identidade de testemunhas e conteúdo de escutas telefónicas».

PUB

Últimas