Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bypass gástrico pode acabar com diabetes tipo 2

Relacionados

Investigação do ICBAS e do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga foi feita em 94 doentes

Um estudo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga revelou que o «bypass» gástrico metabólico pode levar ao desaparecimento da diabetes tipo 2.

Em comunicado citado pela Lusa, o ICBAS explica que, no estudo feito em doentes obesos, é demonstrado que «a cirurgia bariátrica conduz a uma elevada taxa de desaparecimento da diabetes tipo 2 e melhora o controlo metabólico nos casos em que a doença persiste».

PUB

A cirurgia bariátrica é «o tratamento mais eficaz da diabetes tipo 2 em doentes obesos com Índice de Massa Corporal superior a 35 kg/m2, estando associada a taxas de desaparecimento da doença que variam consoante a técnica utilizada».

«A diabetes tipo 2 está fortemente associada ao excesso de peso e 60 a 70 por cento dos doentes diabéticos são obesos. Dieta, exercício e medicamentos antidiabéticos continuam a ser os componentes chave para o tratamento da diabetes tipo 2. No entanto, apesar da terapêutica médica adequada, a glicemia tende a aumentar com os anos de duração da doença, reflectindo a progressiva deterioração da função pancreática», explica o mesmo documento.

A investigação foi feita em 94 doentes com diabetes tipo 2, que, após um acompanhamento médio de 2,6 anos, perderam 69 por cento da taxa de peso.

«A taxa de desaparecimento da diabetes, definida pela normalização dos níveis de glicose e ausência de tratamento com fármacos antidiabéticos, foi de 92 por cento aos dois anos e 100 por cento aos três, uma percentagem superior aos 84 por cento que estão descritos para o bypass clássico», acrescenta.

PUB

Relacionados

Últimas