Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mais 14 doentes com lesões nos olhos depois de operados em Lagoa

Relacionados

Os casos ocorreram em 2004, antes da entrada na ARS de Faro do pedido de licenciamento. As vítimas vieram da Holanda para serem operadas em Lagoa. Os preços compensavam

Afinal, não foi a primeira vez que doentes do médico holandês da clínica de Lagoa ficaram com problemas de visão, diz o «JN», segundo a Real Associação Holandesa de Medicina (RAHM), homónima da Ordem dos Médicos portuguesa,

As vítimas vieram da Holanda para ser operadas em Lagoa. Mesmo com voo e estadia, a cirurgia em Portugal ficava 50% mais barata do que na outra clínica de Versteeg, no norte da Holanda.

PUB

Os casos ocorreram, na sua maioria, entre 31 de Maio e 1 de Junho de 2004. Olhando para o calendário, significa que as cirurgias decorreram dois meses antes de Versteeg ter enviado à Administração Regional de Saúde (ARS) de Faro um pedido de licenciamento com documentação clínica. E só em 28 de Outubro de 2004, o cirurgião pediu ao delegado de saúde de Lagoa uma vistoria higieno-sanitária às instalações, por onde já tinham passado os queixosos.

Franz Versteeg terá dito, em defesa, junto da Inspecção-Geral da Saúde holandesa, que tem em mãos a averiguação dos 14 casos, que o equipamento laser usado nas intervenções funcionava com uma falha técnica. O problema fazia direccionar o feixe laser para vários sítios em vez de um.

Franz Versteeg, em entrevista ao «JN», garantiu que conseguiu devolver até 90% da visão a oito dos pacientes

Contactada pelo «JN»,

PUB

Relacionados

Últimas