Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mais de três mil militares da GNR na estrada

Relacionados

Operação de fiscalização a pesados de mercadorias e passageiros dura até dia 12

Mais de três mil militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) vão estar a partir desta segunda-feira nas estradas portuguesas numa operação de fiscalização de veículos pesados de mercadorias e passageiros, anunciou aquela força policial.

A GNR adianta, em comunicado, que a operação «TISPOL/ ECR - Truck and Bus», decorre entre os dias 06 e 12 de outubro, «nas vias com maior volume de tráfego deste tipo de veículos e onde existem indícios da prática de ilícitos de natureza criminal».

PUB

Nas estradas vão estar 3.305 militares dos comandos territoriais, da Unidade Nacional de Trânsito, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e da Unidade de Ação Fiscal, que vão levar a cabo 1.421 ações de fiscalização.

A operação irá incidir sobretudo «no controlo do peso e dos tacógrafos - tempos de condução, pausas, tempos de repouso, viciação e manipulação -, na verificação do acondicionamento e transporte de carga, nas condições técnicas dos veículos, na condução sob efeito do álcool e na deteção de infrações de natureza fiscal, aduaneira e ambiental».

Algumas das ações de fiscalização vão ser realizadas em conjunto com a Guardia Civil espanhola, nomeadamente nas fronteiras de Valença, Quintanilha, Vilar Formoso, Caia e Vila Real de Santo António, acrescenta a GNR.

A operação enquadra-se no plano da European Traffic Police Network (TISPOL), organismo que junta todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional, e do Euro Controle Route (ECR), um grupo de serviços de controlo das estradas europeias cujo objetivo é o de melhorar a segurança rodoviária, refere o comunicado enviado à Lusa.

PUB

Relacionados

Últimas