Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mais dinheiro para o INEM

Relacionados

Ministro da saúde anunciou aumento de 11,9 por cento no orçamento

O orçamento de despesa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para 2008 ascende a 45,7 milhões de euros, o que traduz um aumento de 11,9 por cento em relação ao ano corrente, disse hoje o ministro da Saúde, Correia de Campos.

Ao intervir na inauguração das novas instalações regionais do INEM, em Coimbra, que implicaram um investimento de 420 mil euros, António Correia de Campos frisou que aquele reforço orçamental ronda os 4,9 milhões de euros.

PUB

Por outro lado, anunciou que o INEM vai dispor, até ao primeiro trimestre de 2008, de 23 novas ambulâncias suporte imediato de vida (SIV) em todo o país, além de 12 ambulâncias de emergência (SAE) e uma viatura médica de emergência e reanimação.

Na Região Centro, segundo o ministro da Saúde, serão instaladas até Dezembro deste ano oito ambulâncias, sendo três de suporte básico de vida (SBV) e cinco SIV.

Ao nível dos recursos humanos, foram descongelados este ano 127 lugares do mapa de pessoal do INEM.

No âmbito do processo de requalificação das urgências, «em que o INEM tem importância estratégica, está previsto o descongelamento de 651 vagas», 50 das quais já autorizadas, salientou Correia de Campos.

«O facto de, no INEM, estarmos a realizar um esforço de sinal positivo, num contexto nacional de contracção dos efectivos da administração pública, documenta bem a importância que o Governo atribui ao INEM», adiantou.

Sublinhando que «a actividade de urgência e emergência está a sofrer um profundo alargamento e extensão em todo o país», o ministro disse que o novo espaço do INEM, em Coimbra, permite uma «melhoria da qualidade da assistência» e uma «melhor acessibilidade a estes cuidados», promovendo ainda a «equidade no acesso» e a «racionalização dos recursos».

O novo edifício do INEM, com uma área de 1.500 metros quadrados, contra os 180 da anterior sede, alberga os serviços de coordenação, administração e logística da delegação regional, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e o Centro de Formação da Região Centro, até agora dispersos em dois locais da cidade.

Participaram na cerimónia de inauguração a secretária de Estado adjunta e da Saúde, Cármen Pignatelli, o presidente do INEM, Luís Cunha Ribeiro, o governador civil do distrito, Henrique Fernandes, e o presidente da Câmara de Coimbra, Carlos Encarnação.

PUB

Relacionados

Últimas