Já fez LIKE no TVI Notícias?

Agressões a reclusos de Paços de Ferreira investigadas

Relacionados

Episódio ocorreu durante uma rusga à cela para procurar um obecto que estaria a servir de arma a um presidiário

A Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP) anunciou esta terça-feira a abertura de um inquérito para averiguar agressões a reclusos durante uma rusga realizada cerca das 04:00 de domingo no interior da cadeia de Paços de Ferreira, escreve a Lusa.

«Sempre que existe recurso a uso de meios coercivos, é obrigatoriamente determinada a abertura de processo de inquérito a cargo do Serviço de Auditoria e Inspecção, o qual é coordenado por um magistrado do Ministério Público, o que também aconteceu neste caso», explica a DGSP.

PUB

Segundo testemunhos fornecidos telefonicamente à Lusa, a partir do interior da cadeia, vários presos foram alvo de uma «inusitada» violência.

«Puseram-me a cela de pernas para o ar e chegaram a calcar fotos da minha mulher. Chegaram a espancar-me», disse o recluso Carlos Pereira.

Três reclusos necessitaram de assistência, na sequência dos ferimentos que sofreram, referiu outra testemunha, que não quer ser identificada.

A DGSP informa, a propósito, que numa primeira fase foram atendidos três reclusos nos serviços clínicos do próprio estabelecimento prisional e acrescenta que um deles «foi transportado ao Hospital, por precaução, não tendo tido indicação de internamento, uma vez que apresentava ferimentos ligeiros».

Ainda segundo a DGSP, «não houve quaisquer restrições às visitas, tendo mesmo o recluso que foi ao hospital recebido visitas».

As fontes da Lusa no interior da prisão disseram que a rusga se destinava a encontrar uma esferográfica que um dos reclusos estaria a adaptar para funcionar como arma, o que a DGSP não clarificou.

PUB

Relacionados

Últimas